A Micropigmentação Capilar é tatuagem ?

Não é correto a afirmativa que a Micropigmentação Capilar é tatuagem.

Apesar de ser uma técnica similar, ela é executada com materiais e técnicas diferentes.

Para se executar a Micropigmentação Capilar é preciso ter habilidade e prática em dermopigmentação, entender da calvície, ter talento artístico e conhecimento do material usado.

A tatuagem usa pigmentos mais concentrados e com cores vivas, ao contrário da Micropigmentação Capilar que usa cores foscas que imitam a cor dos cabelos e menos concentradas.

Se for usado pigmentos de tatuagem na Micropigmentação Capilar o procedimento irá se degradar para o azul ou verde.

Todo processo de implante de pigmento na camada subepidérmica (derme – 2ª camada da pele) com o uso de agulhas é chamado de “pigmentação intradérmica” ou “dermopigmentação” (a legislação no Brasil usa o nome “Pigmentação Artificial Permanente da Pele”).

Atualmente esse processo é usado em várias áreas, para diversos fins em procedimentos que visam o ornamento ou correção estética.

Destes procedimentos o mais conhecido é a “tatuagem”, no segmento artístico da dermopigmentação.

Temos a “maquiagem definitiva” no segmento estético e a correção de cicatrizes e manchas de pele no segmento paramédico (auxílio à medicina).

Recentemente, conhecemos a dermopigmentação na região do couro cabeludo, com destaque para Micropigmentação Capilarcriada por Elan Mello.

A Micropigmentação Capilar abrange as 3 áreas: artística, estética e paramédica.

É um procedimento que exige talento artístico para desenhar cabelos na cabeça de indivíduos que procuram aprimorar sua estética e muitas vezes o procedimento é executado auxiliando à medicina (paramédica), complementando os transplantes de cabelo ou camuflando cicatrizes herdadas em cirurgias.